Make your own free website on Tripod.com

Carpa

  • Carpa Cabeçuda

Dicas:

- Ceva

Praticamente não existe, por ser um peixe que vive de microorganismos, alimentando-se e vivendo de planctons e fitoplanctons. A carpa cabeçuda, ao contrário do que muitos pensam busca alimento só na superfície.

- Iscas

Ingredientes:

  • Batata doce

  • Farinha de mandioca

  • Açúcar cristal

  • Amendoim moído ou paçoquinha

  • 1ou 2 bananas nanicas

Modo de preparar:

A quantidade dos ingredientes dessa massa deve ser feita de acordo com o volume de pesca. Misture tudo. Haverá um estágio em que a massa ficará bem úmida, porém não adicione mais farinha, batata, açúcar ou amendoim, pois caso contrário, depois da massa descansar, ficará muito dura.

- Pesca

Utilize varas com molinetes ou carretilhas munidos com linhas 25 lb ou 30lb, bóia especial a venda em lojas do ramo e chuveirinho (prefira os com encastroados, pois nunca se sabe quando um pacu pode atacar). O chuveirnho deve estar de 20 cm a 1m de distância da bóia. Lembre-se de usar varas compatíveis com o peso, que devem ser de ação média pesada ou pesada (12 lb a 45 lb).

Obs1: não é necessário o uso de chuveirinhos uma vez que as carpas chupam o que cai da massa ... portanto não precisamos de anzóis no bolo da massa!!!

Obs2: logicamente a sua bóia deverá acusar se você tem massa ou não, o que se consegue prendendo a linha em dois extremos da bóia, um ponto em cima e outro embaixo. Jogue tudo (sem isca) dentro da água, e coloque pesos de tilápia (calibrando) até que a bóia fique na horizontal (sem isca).

Obs3: faça bolas pequenas, não há necessidade de se fazer uma bola do tamanho de um coco !!! Só vai atrapalhar para jogar e vai gastar mais massa.

Obs4: linha: 0,30 ou 0,35 mm.

 

  • Carpa Húngara e as demais

- Ceva

Mandioca, milho duro ou cozido e pão.

- Iscas

Ração Guabi ou Purina flutuante dissolvida com água e farinha de mandioca e açúcar.

- Pesca

Utilize vara com molinete ou carretilha munidos de linha 25 lb, chumbo de correr (solto na linha) tipo oliva de 20 g e 3 anzóis maruseigo nos 16 ou 18 presos no final da linha num só nó.