Make your own free website on Tripod.com

 

 

 

O Preparo:

Inicialmente o peixe deve ser aberto para que seja limpo e as escamas devem ser retiradas. Feito isso, a cabeça deve ser cortada. O corte é feito próximo à guelra. Nesse caso, a cabeça recebeu o corte em um dos lados, de modo que permaneceu grudada à carcaça para decorar o prato. Em seguida, é feito um corte na barbatana dorsal até que se chegue ao osso. O mesmo procedimento deve ser tomado no lado oposto. Assim, teremos o filé. Vire o peixe e retire o filé também nesse lado. O próximo passo é a retirada das espinhas, próximo à barrigada. Lembre-se de aproveitar ao máximo a carne. Retire a pele do peixe. O filé está pronto. Nas tilápias existe uma fileira de pequenos espinhos no meio do filé (foto2). Algumas pessoas não tiram esses espinhos, mas, caso você queira retirá-los, basta cortar o filé ao meio (veja na foto). Agora, o filé está realmente pronto. Faça cortes verticais, de cima para baixo (foto3).

Cristina Yabe

 
 

Obs: Segundo Cristina os peixes ideais para se fazer sashimi são salmão, atum, robalo, namorado, tainha, linguado, olhete  e pargo, entre muitos.


Ingredientes:

- 700g de filé de linguado
- Suco de limão
- Sal a gosto

O Preparo: 

Parta os filés ao meio formando um retângulo, tempere com o suco de limão e o sal deixando descansar por 10 minutos. Envolva-os um a um no papel alumínio, coloque na forma e leve ao forno por 15 minutos. Quando estiverem prontos sirva com o molho.

Ingredientes para o molho:

- 1 lata de Creme de leite
- 2 gemas
- 1 colher (sopa) de coentro (ou salsa picada), sal e pimenta do reino a gosto

O Preparo do molho:

Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo mexendo sempre para não ferver até chegar ao ponto de creme. Sirva sobre os filés.


Ingredientes:

- 4 dentes de alho esmagado
- 2 colheres de azeite
- 3 colheres de molho de soja
- 1 copo de vinho branco seco
- sal a gosto

Limpando o Peixe:

Retire as víceras e as guelrias dos peixes. Lave bem e retire o sangue que fica junto a espinha dorsal com uma escovadinha para que fique bem limpo. A seguir, faça um corte longitudinal na barriga do peixe de ponta a ponta e outro de aproximadamente um centímetro no lombo do peixe da cabeça para o rabo (local aonde mais se concentra a gordura do peixe). Depois, esprema três limões e os passe sobre o peixe, esfregando tanto externa como internamente. Deixe descansar por duas horas, lave o peixe e o tempere a seu gosto.

O Preparo:

Passe os ingredientes  no  peixe deixando descansar por uma noite. Asse no forno ou na brasa. Caso use o forno, não esqueça de forrar a assedeira com rodelas de batata. Assim o peixe não terá contato com a fôrma e a gordura ficará no fundo.


Ingredientes:

- uma xícara de mostarda
- uma xícara de azeite
- suco de dois limões
- um vidro de alcaparras
- um pacotinho de queijo ralado
- uma xícara de cebola bem picada
- uma xícara de salsinha e cebolinha bem picadas
- sal a gosto

Limpando o Peixe:  

Limpe-as e retire os filés, deixe resfriar no freezer por uma hora. Corte-as em fatias bem finas sempre do rabo para a cabeça (verifique se não ficaram as espinhas).

O preparo:

Misture o limão, a mostarda, o azeite e osal. Depois passe os peixes filetados por essa mistura um a um arrumando-os em uma travessa. Polvilhe por cima a cebola, a salsinha e a cebolinha picadas. Após isso, esparrame o queijo ralado e por fim coloque as alcaparras, deixe descansar por 15 minutos, sirva puro ou com torradas.


Ingredientes:

- 3 kg de Carpa
- 50 g de brotos de bambu
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 50 g de cogumelos
- 6 dentes de alho
- 6 fatias de raiz de gengibre
- 4 cebolas médias
- 50 g de castanha de caju
- 1 pimenta vermelha média
- 2 colheres de sopa de maisena
- 2 colheres de purê de tomate
- 4 colheres de sopa de acúcar
- 6 colheres de sopa de vinagre
- 6 colheres de sopa de suco de laranja
- 4 colheres de sopa de vinho
- 6 colheres de sopa de água
- 4 colheres de sopa de toucinho derretido
- Óleo para fritar

O preparo:  

Limpe, lave, escorra e dê uns 3 ou 4 cortes nos lados da Carpa. Tempere com sal e polvilhe a farinha de trigo sobre ela. Ponha os cogumelos de molho na água por uns 20 minutos. Corte os brotos de bambu, o gengibre, as cebolas e os dentes de alho em tirinhas finas. Pique bem a pimenta e os cogumelos. Junte todos os ingredientes, menos o toucinho derretido e misture muito bem para que formem um molho bem firme. Em uma frigideira, ponha o óleo e leve ao fogo para que esquente bem. Ponha o peixe para fritar por uns 8 a 10 minutos. Em outra frigideira, esquente o toucinho derretido, adicione os ingredientes misturados e deixe fritar por 2 minutos. Coloque o peixe e deixe cozinhar mais 6 minutos. Em uma travessa, ponha o peixe com os ingredientes sólidos do molho. Sirva quente com arroz. Rendimento: 8 a 10 porções.

Vera Monteiro


Este é um prato de origem portuguesa, que adaptamos. Por não termos enguias e arraias, substituímos estes peixes pelo nosso pintado. Nicinha e eu experimentamos este prato em Lisboa e adoramos. É dificil fazê-lo para poucas pessoas, mas garanto o sucesso

Ingredientes: para 10 pessoas

- 1 copo de azeite de oliva extra virgem
- 1/2 kg de cebola em rodelas
- 5 dentes de alho grandes
- 1 pimentão vermelho e 1 verde cortado em tiras finas
- 1 dose de vinho do porto
- 2 doses de brandy
- 2 copos de vinho branco seco
- 1 litro de molho de tomate feito sem pele e sem semente engrossado com uma lata de massa de tomate
- 3 colheres de catchup
- tabasco à vontade
- 1/2 kg de lulas limpas e cortadas em rodelas
- 1/2 kg de camarão para molho
- 1/2 kg de mariscos
- 2 kg de pintado cortado em cubos grandes
- sal quanto baste
- 2 latas de creme de leite
- coentro picado
 

O preparo:

Em uma panela grande com tampa, coloque o azeite, a cebola para dourar e o alho. A sequência da colocação dos ingredientes está "listada" acima. Antes da colocação dos frutos do mar, deixe cozinhar um pouco para que o molho se homogeinize. Depois de colocado o pintado, tempere e procure não mexer mais. Tampe a panela e cozinhe por alguns minutos. Por fim despeje o creme de leite e o coentro e abafe para soltar seu aroma.


Ingredientes:

- 4 quilos de peixe Dourado limpo pelas costas e mantido inteiro com a pele da barriga
- 800g de farinha de mandioca crua
- alho, limão, sal e pimenta do reino a gosto
- 5 cebolas
- 4 dentes de alho picados
- 4 tomates em cubos
- 2 abobrinhas em cubos
- 1/2 xícara de azeite
- 1 copo de leite de coco
- 1 copo de suco concentrado de pitanga
- 1/2 copo de suco concentrado de maracujá
 
 

O preparo:

Tempere o peixe com alho, limão, pimenta e sal a gosto e deixe-o marinando por 1 hora. Refogue no azeite o alho e 3 cebolas picadas. Acrescente a farinha, mexa até virar farofa. Junte as cebolas restantes, os tomates e as abobrinhas cruas e misture bem. Posicione o peixe "em pé" numa assadeira, recheie com a farofa e amarre com um barbante. Prepare o molho com o leite de coco, os sucos de pitanga e maracujá, regue a farofa e leve ao forno por 40 minutos. Decore com batatas e sirva. Rendimento: 10 pessoas.


Ingredientes:

- Um dourado de 3 a 5 kg
- Manteiga
- Salsinha e cebolinha
- Tempero para peixe, daqueles que vende no mercado
- limaõ rosa e verde

O preparo:

Pegue o dourado tire as escamas e coloque em uma travessa. Pegue a manteiga misture com a salsinha e cebolinha e faça um bolão. Passe toda a manteiga no peixe de modo que ele fique todo empapuzado de manteiga. Esprema limão e em seu dorso faça cortes onde você vai colocar tirar de limãos. Deixe na grelha durante 1:30 h !!! e bom apetite.


Ingredientes:

- Um piau de 2.5 kg aproximadamente
- limão
- farinha de trigo
- cheiro verde, cebolinha e salsinha a gosto
- tomate e cebola se quiser

O preparo:

Pegue o piau e corte tirimhas de aproximadamente um dedo de grossura, misture limão e o cheiro verde com a cebolinha e salsinha bem picado. Deixe pegar gosto por uma hora. Se quiser as cebolas e os tomates pique o menos possível e misture juto também, pegue um saco plástico e despeje a farinha de trigo dentro. Um a um jogue as tirinhas dentro do saco e sacoda a socolinha para empanar as tirar. Logo após isto frite as tirinhas e bom apetite.


Ingredientes:


- ½ kg de lambaris limpos e escamados
- sal
- farinha de trigo
- gordura
- queijo ralado
- farinha de rosca
- manteiga
 

O preparo:

Depois de lavar bem os lambaris, salgue-os e passe na farinha. Frite na gordura quente até ficarem corados. Arrume os lambaris num prato que possa ir ao forno. Polvilhe-os com o queijo ralado, a farinha de rôsca e despeje por cima de tudo um pouco de manteiga derretida. Leve ao forno. Quando o queijo começar a derreter e a farinha ficar corada, o prato está pronto para ser servido.


Ingredientes:

- 4 1/2 Kg de pacú inteiro
- 6 bananas da terra
- sal e limão a gosto
- 300 Gr de tempero completo com pimenta
- 2 copos de shoyo
- 1 maço de couve
- 2 cebolas
- 1 pimentão
- 2 tomates
- 100 Gr de bacon
- 1 rolo de papel aluminio
- 1 xicara de chá de óleo
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 Kg de farinha de mandioca
- 1 maço de cheiro verde
 

O preparo:

Peixe: Depois de bem limpo, passe limão por dentro e por fora do pacú, repita o processo com o tempero completo. Coloque em uma assadeira por 30 minutos para tomar gosto.

O recheio:     

Corte a cebola, o pimentão e o tomate em pequenos cubos. Coloque o bacon na caçarola leve ao fogo, com óleo quente e deixe dourar. Acrescente a banana cortada em rodelas para fritar junto com o bacon. Coloque os temperos já cortados e deixe murchar. Acrescente 1colher de manteiga e a couve cortada bem fininha, deixe refogar e coloque a farinha de mandioca a gosto. Misture tudo de modo que forme uma farofa úmida. Tire o pacú da assadeira e passe shoyo por dentro e por fora. Recheie com a farofa, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 60 minutos. Retire do forno e enfeite com limão, laranja, tomates e folhas de alface. Sirva com arroz branco e maionese de legumes. (6 porções)


Ingredientes:

- 1 Pacu de pelo menos 4.0kg
- sal fino
- sal grosso
- pimenta do reino
- suco de 2 limões
 

O preparo:    

Uma vez o peixe limpo de sua barrigada, porém com escamas, o mesmo deve ser congelado. Com ele congelado, vá ao açougue e peça para que cortem o peixe com a serra elétrica ao meio no seu sentido longitudinal. Deixe as duas metades simétricas descongelar. Quando estiverem moles, tempere a parte de dentro, a da carne, com o sal fino, pimenta e suco de limão. Aguarde por menos ½ hora. Passe sal grosso na parte da carne e leva a grelha, sempre com a parte das escamas voltada para o fogo. Acompanhe o peixe assar em sua própria gordura. Quando a carne estiver mole e solta, o peixe está pronto para ser servido. Como acompanhamentos você pode optar por arroz ou uma salada de maionese.


Ingredientes:


- 1600 g de filés de pintado
- 4 cebolas medias
- 3 pimentões grande
- 5 tomates medios
- sal e pimenta a gosto
- 5 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 vidro de leite de coco (200 ml)
- 6 ovos
- 200 g de farinha de trigo
- 500 g de farinha de rosca
- 1 xicara de chá de óleo
- 5 colheres de sopa de extrato de tomate
- 3 colheres de sopa de catchup
- 2 colheres de sopa de mostarda
- 150 g de presunto fatiado
- 250 g de mussarela fatiada
- 150 g de cenoura
- 1 lata de ervilha
- 300 g de palmito
- 01 maço de salsa
- 01 colher de sopa de vinagre
 
 

O preparo:     

Molho: Corte as cebolas, os pimentões e os tomates, todos em cubinhos. Coloque a caçarola no fogo com uma xícara de óleo e uma colher de azeite de oliva. Quando estiver bem quente, acrescente os ingredientes picados, refogue até murchar. Coloque o extrato de tomate, em seguida um vidro de leite de coco e um copo de água bem quente e deixe ferver até engrossar. Coloque duas gemas de ovos com meia colher de manteiga numa panela pequena em fogo brando. Apague o fogo, coloque catchup. Ponha o molho no liquidificador e bata bem.

Peixe: Corte os filés em fatias finas. Tempere com sal e limão a gosto. Para rechear os filés coloque sobre os mesmos uma fatia de mussarela e uma fatia de presunto sobre a mussarela e sobre a mesma outra fatia de filé. Pressione bem, passe na farinha de trigo, em seguida nos ovos batidos, após, empane com farinha de rosca e frite em óleo bem quente. Refogue na manteiga, a cenoura cozida, a ervilha, o milho verde o palmito (um de cada vez). Em uma bandeja, coloque o filé à milanesa cortado ao meio. Em uma bandeja pequena, coloque o arroz prensado bem no centro e nas laterais do arroz, os legumes na manteiga salpicados com salsinha. Regue os molhos batidos, com camarão sobre os filés já fritos e leve ao forno por alguns minutos e sirva em seguida. (8 porções).


Ingredientes:
    

- 1200 g de filé de pintado
- 200 g de mussarela
- 6 fatias de abacaxi
- sal e limão a gosto
- 6 ovos 200 g de farinha de trigo
- 1/2 Kg de farinha de rosca
- 1litro de óleo
 

O preparo:  

Corte os filés em fatias finas, tempere com sal e limão a gosto. Corte o abacaxí em pequenos cubos, coloque sobre a mussarela, mais uma fatia de peixe e outra de mussarela, passe na farinha de trigo e pressione com a mão. Passe no ovo e na farinha de rosca. Fritar no óleo bem quente. Deixe escorrer. Sirva com legumes na manteiga, arroz branco e purê de batatas. (6 porções)


Ingredientes:
  

- postas de pintado
- alho
- sal
- páprica picante
- 2 tomates
- 1/4 pimentão verde
- 1/4 pimentão vermelho
- 1 cebola grande
- azeite de dendê
- leite de coco
- 1 cálice de vinho do porto
 

O preparo:  

Tempere as postas com alho, sal e páprica, frite-as em azeite de dendê rapidamente, em seguida, na mesma frigideira, refogue o pimentão, a cebola e os tomates, todos picados em pedaços pequenos, retire da frigideira, e bata no liquidificador até se tornar uma pasta. Em uma panela de barro, coloque as poças de peixe o vinho do porto e a pasta batida, deixe cozinhar até o peixe ficar mole, adicione o leite de coco e deixe ferver por 3 minutos.


Ingredientes:
   

- 1 Kg de filé de pintado
- sal e pimenta do reino a gosto
- 6 colheres de sopa de margarina ou manteiga derretida
- 3/4 de xicara de chá de suco de laranja ou vinho branco
- 1 1/2colher de chá de mostarda
- 1 colher de chá de manjericão seco
- 3 colheres de sopa de salsa picada
 
 

O preparo:

Tempere os filés com sal e pimenta-do-reino. Coloque numa forma refratária um ao lado do outro. À parte, misture a manteiga, o suco ou o vinho, a mostarda, o manjericão e a salsa. Coloque sobre o peixe. Leve ao forno pré-aquecido por ins 15 minutos ou até que esteja assado. Para dar um toque especial, coloque sobre o peixe algumas rodelas de tomates, uns 10 minutos após ter levado ao forno, e acabe de assar. Polvilhe os tomates com sal e pimenta-do-reino, está pronto. Rendimento: 6 porções


O catupiry é uma mania nacional. Tudo se faz com Catupiry. Vamos entrar nesta onda e ensinar um molho que combina não só com a Truta, mas com todas as carnes delicadas.

Ingredientes: para 4 porções

- 4 Trutas padrão 300g
- Farinha para empanar
- Sal
 

O molho:

- 2 Xícaras de caldo de peixe
- 1 Colher de farinha ou mais
- 2 Colheres de manteiga
- 2 Colheres de Catupiry
 
 

O preparo:

Escame e tempere a Truta, empane na farinha de trigo e grelhe (frite na chapa) nos dois lados. Imediatamente retire os filets e reserve. Numa panela pequena para o molho, coloque a farinha e a manteiga para tostar e despeje o fundo de peixe. Passe pelo liquidificador se estiver empelotado e volte a ferver. Neste ponto, prove o sal e incorpore o Catupiry, obtendo um creme liso e homogêneo. Cubra os filets com o molho e sirva bem quente, acompanhado de brócolis ao vapor.


Apesar deste prato ser típico de Corumbá, e ser feito com pintado, estou fazendo com Tucunaré para alertar as pessoas ao fato que o Tucunaré está se alojando no Pantanal de maneira assustadora. Na região do Rio Piquiri, os corixos e os lagos estão totalmente tomados deste, que é um grande predador e vai, inevitavelmente povoar todo o Pantanal. Este prato leva o nome e o tempero urucum, mas na verdade é uma homenagem ao Morro de Urucum, a grande jazida de minério de ferro de Corumbá.

Ingredientes: para 4 pessoas

- 1 kg de filets de tucunarés
- tempero completo seco
- farinha para empanar

O molho:

 
- 1 cebola média ralada
- 1 dente de alho
- 1 colher de manteiga
- 1/2 litro de leite
- 2 colheres de chá de urucum (colorau)
- sal à gosto
- fatias de mussarela para gratinar
 
 

O preparo:

Tempere e frite os filets de tucunaré, escorra e reserve, dispondo-os numa passadeira inox ou pirex. Numa panela, derreta a manteiga, frite a cebola e o alho; junte a farinha, o urucum, o sal e o leite. Bata no liquidificador para obter um creme liso e deixe engrossar. Cubra os filets com este molho, coloque as fatias de mussarela por cima, salpique de urucum e leve ao forno para gratinar.


Ingredientes:
   

- 1 tucunaré com peso maior que 2,0 kg
- Sal grosso
- Sal fino
- Pimenta do reino
- Suco de limão

 

O preparo:  

Limpe a barrigada e guelras. Lave bem. Deixe a cabeça e as escamas. Faça talhos em ambos os flancos com uma faca afiada. Tempere a carne do peixe do lado de dentro com o sal fino, a pimenta e o suco de limão. Os talhos devem receber na ordem, o suco de limão, a pimenta e o sal grosso. Deixe o peixe absorver o tempero por pelo menos 30 a 45 minutos. Leve então a churrasqueira numa grelha que permita você facilmente virar o peixe. Em fogo brando ele deverá estar pronto, dependendo do tamanho do peixe, em aproximadamente 45 minutos. Vire o peixe constantemente. Sirva com uma maionese de legumes e regue o peixe com suco de limão.