Make your own free website on Tripod.com
CARRETILHA

VANTAGENS
 

Alta resistência, boas para peixes maiores proporcionam arremessos mais longos, principalmente as providas de rolamentos maior precisão nos arremessos maior durabilidade da linha, pois as mesmas são enrroladas em seu carretel sem se torcerem, proporcionam tanbém menor atrito nos passadores. Excelentes para pesca em condições de vento porque produzem pouca "barriga "ao liberar a linha no arremesso.

DESVANTAGENS
 

Manejo dificil, principalmente para principiantes, ocorrendo a formação de "cabeleira " e maior dificuldade no arremesso de iscas leves ou a curta distância.

AS CARRETILHAS CLASSIFICAM-SE COMO:

LEVE

linhas de 0.14 a 0.20 mm (3/6 lb)

MÉDIA

linhas de 0.23 a 0.37 mm (8/20 lb)

PESADA

linhas de 0.40 a 0.62 mm (25/48 lb

EXTRA-PESADA

acima de 0.62 mm (48 lb)
(usada em pesca oceânica)

 

As carretilhas são dotadas de freios mecânicos ou magnéticos, que tem por finalidade evitar a formação de cabeleira. Para uma boa regulagem do freio, deve-se segurar a vara na horizontal, liberar gradativamente o freio, com a carretilha destravada, até que a isca artificial ou o conjunto, chumbo e isca natural, desça lentamente. Este é o ponto ideal de arremesso.A expressão em inglês "Gear ratio " indica a relação de recolhimento. Exemplo: Gear 5:1 - indica que para cada volta da manivela são das 5 voltas no carretel. Esta relação é muito importante quando se pesca com iscas artificiais. A expressão em inglês "Ball bearing " indica ser uma carretilha com rolamentos. QUANTO MAIS ROLAMENTOS MELHOR A CARRETILHA.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Regule corretamente a frição da carretilha conforme as resistência da linha evitando utilizar linha fora da especificação da sua carretilha.