Make your own free website on Tripod.com

CEVA

  • O que é Ceva?

Cevar, consiste em jogar alimento para o peixe durante, ou não, a pescaria. Quando se vai pescar em qualquer lugar ou quando se tem determinado ponto fixo de pesca (pesqueiro, rio, represa, etc) é comum se jogar comida ao(s) peixe(s) para atraí-lo(s) ao local desejado.

  • O que usar como Ceva?

A ceva mais comum é a de farelo de milho ou quirela misturados, ou não, ao fubá (pode ser comprada em lojas que vendem ração por kilo). Porém, pode ser feita com quasetudo que se pode imaginar (tripas de galinha e/ou minhocas picadas, ração para gato ou cachorro, queijo picado, milho cozido, etc) porém informe-se antes qual a ceva correta para o peixe que deseja (se não souber, use o farelo de milho ou quirela, que funcionam com todo tipo de peixes). Existe, ainda, uma ceva pouco vista, talvez pelo desagradável cheiro, que consiste em alimentos azedos, ou seja, em um tambor grande com tampa coloque todo e qualquer tipo (com exceção de folhas) de alimento, aproveite restos de almoço, jantar, etc. Não se esqueça de colocar muita quirela ou farelo, pois quando a comida começa a azedar há a formação de líquido em excesso. Não se esqueço de colocar tampa, poiso cheiro é terrível e, dependendo do progresso em que se encontra, há a formação de bolhas devido a liberação de gases.

  • Como fazer a Ceva

A ceva deve ser feita periodicamente para se obter bons resultados. Quando chegar ao local escolhido jogue quantidades médias durante toda a pescaria, não jogue tudo de uma vez. Porém se você tiver um ponto, onde pesca com frequência, jogue grandes quantidades de ceva (de uma só vez) periodicamente (semanalmente ou a cada 4 dias) e, se você tiver conhecidos que pescam no mesmo local peça a eles que também o façam, aumento assim a eficácia.