Make your own free website on Tripod.com

Consertando uma vara

Muitas vezes, aquela nossa querida vara de estimação, se rompe depois de maravilhosas brigas com peixes que nos deram tanto prazer. Para não haver a necessidade de nos "livrar" deste saudoso equipamento, segue abaixo um modo de consertar varas que, apesar de perder alguns milímetros no comprimento, bem como a flexibilidade da ponta, mostra que tudo pode ser reaproveitado.

Material:

  • Estilete de lâmina larga
  • Lixa d'água (200)
  • Álcool
  • Araldite
  • Pano macio (camiseta velha)
  • Linha de custura do tipo DRIMA, da cor da vara para acabamento fino, ou linha de nailon 0.16
  • Ponta de vara de mão telescópica velha

Como fazer:

  1. Pegue o estilete e corte as duas extremidades da quebra, girando a vara, de acordo que faça uma diagonal rasa para poder encaixar. Use a lixa para eliminar as rebarbas e lixar o corpo da vara perto das extremidades.

  2. Meça o orifício do buraco na parte de baixo da vara, com a ponta de vara. Deve ficar pouco folgada. Tome a parte mais fina e verifique se está atingindo o fim do buraco do pedaço menor ( ponta ) da vara. Caso esteja, corte um pouco a ponta.

  3. Lixar o pedaço da ponta de vara de mão e limpar com pano e álcool.

  4. Deixa secar. Prepare um pouco de araldite. Passe pela ponta da vara de mão e introduza no orifício da ponta quebrada. Limpe o excesso com pano e álcool.

  5. Deixe secar a cola. Depois de seco, faça mais um pouco de cola e passe na parte da ponta da vara de mão que ficou para fora. Coloque no orifício da outra extremidade da vara, alinhando os passadores. Limpe o excesso com pano e álcool. Deixe secar.

  6. Depois de seco, pege a linha para o acabamento. Faça a trama enrolando pelo corpo da vara, sobre a emenda, + ou - um centímetro de cada lado. Dê umas duas voltas. Passe uma camada fina de araldite sobre fio e deixe secar. Fizemos isto em uma vara de fly de um amigo e deu certo.

  7. O tempo para secagem final é de 06:00 h devido à cola.