Make your own free website on Tripod.com

BLACK-BASS (Micropterus salmoides)

Apesar de se encontrar em algumas literaturas nacionais que o black-bass é originário do Canadá, na realidade ele é um grande herói da pesca esportiva dos Estados Unidos. Conforme os nossos colegas de pesca desse país, a Flórida é o local onde se encontra os maiores peixes dessa espécie.

Há estórias que falam de peixes de até 15 kg ; há recordes registrados de 1932 de 11 kg, mas na realidade o peso médio do peixe se situa na faixa dos 2kg.

Semelhante à muitos outros peixes predadores, o black é bastante mimético. Em águas bem claras, como por exemplo nos canais de Miami ou então nas represas de Cachoeira do França em São Paulo ou Capivari, em Curitiba, eles são bem esverdeados com manchas esbranquiçadas no ventre. Quando as águas são bastante verdes, escuras, o peixe tende a ficar negro com o ventre amarelo.

O black é conhecido como sendo um peixe corajoso, astuto, brigador, versátil, manhoso, e aqui entre nós, não são poucos que o chamam de enjoado. Ele gosta de algumas iscas artificiais, mas aprecia iscas vivas. Como iscas artificiais, aqui no Brasil, podemos citar as minhocas, os plugs de meia água tamanho 7, a baby torpedo, e as sinking Rapala, também tamanho 7. Outras iscas,dependendo da preferência do pescador e da ocasião, também poderão dar resultado. Eles adoram comer no seu habitat minhocas, lambaris, tilápias, acarás, etc. , ou seja, pequenos  peixes. Mas, também fazem parte do seu cardápio insetos, rãs, e outros pequenos animais. Deve-se utilizar material leve, anzol 1/0 e linha 12 a 15 lbs.

Nós vamos encontrar o black entre nós em algumas pequenas represas da região sudeste, como por exemplo Capivari no Estado do Paraná, Cachoeira do França e da Fumaça, Atibainha, Joanópolis, Piracaia e outras no Estado de São Paulo, nos lagos da serra gaúcha e em alguns lagos de Santa Catarina. Pode ser pego durante todo o ano, desde que se observe a sua característica de comportamento.

Na Flórida, nos Estados Unidos, o local mais badalado é o lago Okeechobee, onde muitos tem procurado bater os seus recordes. O material a ser utilizado é o da categoria leve. A sua carne é bastante saborosa, e talvez a melhor forma de preparar o peixe, seja grelhada.