Make your own free website on Tripod.com

CACHARA (Pseudoplatystoma fasciatum)

A Cachara é um peixe de couro encontrado em diversos rios do Brasil e muitas vezes chamada erroneamente de Pintado. Enquanto este se caracteriza pelas diversas pintas no seu corpo a Cachara apresenta desenhos em forma de malhas. Com o corpo em forma cilíndrica e a cabeça achatada de grande tamanho, é um dos grandes bagrões existentes em nossa fauna aquática. Como estes, possui barbilhões e adora peixinhos vivos como a tuvira, o cascudo e o jeju. Vez ou outra ataca uma isca artificial de meia água para fundo.

Atingindo tamanhos acima de 1 metro e 10 kg (embora cada vez mais difíceis, não foram poucos os exemplares de 15 a 20 kg capturados no passado no pantanal), tem como melhores pontos de pesca as entradas de corixos e poços mais profundos. Quando fisgados procuram se esconder debaixo dos camalotes, dificultando assim o trabalho do pescador. O prazer de sua pescaria aumenta acentuadamente quando utilizamos material leve.

A Cachara, junto com o seu primo Pintado, são certamente peixes muito apreciados na culinária brasileira, dando origem inclusive a um prático típico, o pintado na brasa. Excelente matéria-prima para a preparação do prato Postas de Peixe com Molho, competindo no sabor de igual para igual, por exemplo, com a garoupa. Deve-se utilizar material médio/pesado, anzol 6/0 a 8/0 e linha 20 a 25 lbs.